DRA. ZENEIDE ELOGIA "JUSTIÇA E ESCOLA" EM SÃO TOMÉ

O município de São Tomé, localizado a 116 km de Natal, é famoso pela hospitalidade de seus quase 11 mil habitantes e foi assim, de portas abertas, que a cidade recebeu o Programa Justiça e Escola, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Durante os dois dias da ação formativa (26 e 27 de outubro), cerca de 180 educadores da rede municipal de ensino serão capacitados na metodologia do "o caráter conta" que trabalha a formação do cidadão a partir de seis pilares: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania.

A Escola Municipal Monsenhor Manoel Pereira da Costa foi escolhida para receber a capacitação e cada sala recebeu o nome de um dos pilares, decoração com a cor correspondente ao pilar e equipamentos como condicionadores de ar, data show e notebook.

A desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora do Programa, fez questão de visitar cada uma das salas e se surpreendeu com o capricho e zelo empregados pelo prefeito da cidade, Anteomar Pereira, e toda sua equipe. "Nunca vi nada assim, já percorremos várias cidades, mas nenhuma cuidou tão bem dos detalhes e se preocupou com o bem estar dos professores como São Tomé, é um exemplo a ser seguido", comentou a desembargadora.

Durante a cerimônia de abertura, a mesa foi composta pelo prefeito da cidade, Anteomar Pereira, e o seu vice, Miguel Salustino; pelo presidente da câmara, vereador José Miguel Junior; pelo secretário de educação do município, Manoel Neto e pela desembargadora Maria Zeneide Bezerra que na ocasião representou a presidente do TJRN, desa. Judite Nunes.

A abertura contou com a apresentação de pastoril das crianças do Peti (Programa de erradicação do trabalho infantil) e com a Banda Filarmônica de São Tomé. O secretário municipal de cultura, José Alcivam, homenageou a desembargadora cantando o "xote dos pilares" e em nome da cidade ofereceu uma coletânea de cordéis e artesanato local para a desembargadora Maria Zeneide e para o Major Carlos Leão, que na oportunidade representou todos os formadores do Programa.

O prefeito, em seu discurso, falou da sua alegria em receber o Justiça e Escola em São Tomé e de como para ele é essencial contribuir com a formação de cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres. Ele falou de seu encantamento pelo projeto no primeiro momento em que o conheceu e pediu a participação ativa de todos os professores para que possam assimilar ao máximo todo conhecimento que receberão, de modo a se tornarem multiplicadores na rede municipal de ensino que hoje conta com cerca de 2.600 crianças e adolescentes.

Para o representante do executivo municipal, a iniciativa do TJRN em promover projetos como o Justiça e Escola e o Justiça na Praça demonstram que o Poder Judiciário é uma instituição que quer e já conseguiu se aproximar do povo e da sociedade.

A coordenadora do Programa, desa. Maria Zeneide, fez questão de apresentar a equipe responsável pela ação formativa, composta pelos servidores: Ana Luzinete da Silva, Carlos Eduardo Leão, Thereza de Lisieux Barros, Adilson Cordeiro, Humberto de Paiva Lucena, Denise Araújo e Silvana Claudia Costa. 

A desembargadora também parabenizou publicamente a prefeitura da cidade pelo cuidado e zelo na estrutura criada para receber o Programa, "estou deslumbrada com o que vi aqui, isso demonstra a preocupação do gestor com a qualidade da formação de seus professores", comentou.

A desembargadora lembrou que a idéia de fazer um judiciário inovador surgiu na gestão do desembargador Osvaldo Cruz e que hoje o resultado disso pode ser visto com juízes e desembargadores em salas de aula e em praças públicas de todo estado, contribuindo ativamente com a sociedade, "temos que formar cidadãos a partir de nossas escolas, queremos ver transformação em nossos meninos e meninas, é isso que o TJRN quer com Programas como esse", conclui.

* Fonte: TJ/RN

Comentários

  1. Como sãotomoeense só tenho que me orgulhar de ver nossa cidade sendo destacada por personalidades como a Des.Maria Zeneide, pela organização e zelo do nosso Prefeito Babá e sua equipe competente de colaboradores em prol do crescimento do nosso municípío. Parabéns!

    Sinval Nunes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV