AEROPORTO DE SÃO GONÇALO SERÁ INICIADO EM ABRIL

Previsto inicialmente para ser entregue em abril de 2014, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante deverá estar em operação em dezembro de 2013. Essa é a vontade do consórcio que o arrematou, a Inframérica. O grupo antecipou o cronograma e pede que o Governo do Estado e a prefeitura de São Gonçalo do Amarante façam o mesmo.

No plano estadual, as competências tangenciam a mobilidade. No municipal, infraestrutura. O prefeito Jaime Calado (PR) tenciona acompanhar o ritmo dos empresários e promete empenho. Foi o que disse, entre outros itens abordados e referentes ao aeroporto, na seguinte entrevista:


NominutoQuais as ações de responsabilidade do Município referentes ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante?

Jaime CaladoPrimeiro tem o problema legal do plano diretor, que precisa ser adequado às normas aeroportuária. Há também uma postura de código de obras, e um código de meio ambiente. Tudo que a legislação preconiza. Isso é de competência da prefeitura e já foi cumprido.

N: E a infraestrutura? Não é de responsabilidade da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante?

JC: Em infraestrutra, temos projetos para abastecimento de água, plano de saneamento. O projeto hídrico prevê abastecimento para os próximos 50 anos. Ele já foi aprovado pelo governo federal, e custará R$ 80 milhões. É basicamente uma adutora 45 km, a partir do Rio Maxaranguape. Isso está assegurado.

N: Mas não é preciso concomitantemente a isso o desenvolvimento do projeto de saneamento?
Arquivo Nominuto.com
Jaime Calado (PR)

JC: Temos um projeto no valor de 87 milhões e que já foi solicitado à Presidência da República. Há sinal verde, mas também há burocracia. A gente quer aprovar agora na segunda etapa do PAC 2. Uma outra coisa é o lixo: temos uma comissão tripartite com representates da prefeitura, governo e Inframérica [consórcio gestor do novo aeroporto].

N: Vai dar tempo de fazer tudo isso? A Inframérica fala em antecipar o cronograma...

JC: A Inframérica apresentou um novo cronograma atencipando em quatro meses as obras. Eles nos mostraram isso, e agora o novo calendário definiu que as obras vão  terminar em dezembro de 2013. Eles pediram para que o Estado e município se comprometessem também. Asseguramos a parte de água. Em relação ao esgoto dissemos que depende apenas do governo federal. O projeto de saneamento está dividido em 15 bacias. A do aeroporto é uma delas.

N: Nesta semana, houve reunião entre o senhor, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, e um representante da Inframérica. O que foi discutido?

JC: Houve convite da Inframérica para que o Estado e município participem da solenidade do premio mundial de Qualidade de Serviços que eles ganharam pela gerência de aeroporto no Equador. Inclusive o terminal de lá é bem semelhante ao nosso. A entrega do prêmio será em maio, em Cingapura. O outro ponto discutido foi exatamente como podemos antecipar o nosso cronograma para ficar em conformidade com o deles.

N: Quando as obras do aeroporto serão iniciadas?

JC: Pelo novo calendário, no final de abril. A Anac, inclusive, já autorizou a antecipação das datas.

Elpídio Junior / Nominuto.com


N: A mão-de-obra utilizada neste...

JC: [Interrompendo] Ah, a mão-de-obra será estritamente local, isso já é consenso. A Inframérica ficou de nos informar a demanda necessária para a construção, operação e manutenção do aeroporto. Concordamos de pronto, inclusive em conversas com a Fiern e Fecommercio, que toda a mão-de-obra aplicada será local.

N: Com tantas bandeiras, é presumível que o senhor vai tentar a reeleição...
JC: Sou candidatíssimo.
 



FONTE: PORTAL NO MINUTO

Comentários