"CAUSOS" POPULARES


Dois "causos" do livro de Valério Mesquita que Carioca mandou por e-mail: 

01) Em São Paulo do Potengi, nos bons tempos do monsenhor Expedito Medeiros, me chega a história acontecida à época de momentosa campanha eleitoral. O padre não se envolvia diretamente nas disputas mas, nas entrelinhas, externava sua preferência. Sub-repticiamente. Ou no popular, por debaixo do pano. Na campanha eleitoral das mulheres contra os homens, a verve popular criou a designação de peruas para classificar a candidata a prefeita Nini Souto e sua vice contra Geraldo Macedo e seu companheiro de chapa. Aqui e acolá, nas aparições públicas do vigário, o pessoal gostava de indagar: "E, aí monsenhor, com quem o senhor está?". Expedito Medeiros, arguto, sutil e despistador, respondia: " Eu não estou com ninguém. Apenas estou piruando". Estava quebrado o decoro e dado o recado.
02) Voltando ao interior, chega-me a história de Luís, empregado do misto de São Tomé. Para os que não sabem, misto era um caminhão de duas boléias que imperava no transporte de feirantes lá pelos idos de 50 e 60. Dona Maria, tia de Levi, ex-bancário natalense, hoje radicado em São Tomé, possuía um terreno ao lado de sua casa, que oferecia banho aos caminhoneiros e feirantes, calcinados pela poeira e sol escaldante dos tempos de seca e falta d'água. Chegado de viagem, Luís foi procurar o banho. Dona Maria, porém, advertiu que "a água estava
escassa". Luís insistiu. "Só se for economizando muito", resumiu dona Maria. Ao cabo de alguns minutos, observando por perto que não ouvia o barulho da água derramada pela cuia, preocupou-se e bateu à porta do banheiro. "Seu Luís, ô seu Luís, tá acontecendo alguma coisa? Não tá tomando banho, não?". Uma resposta tranquila veio lá de dentro: "A senhora não falou pra não gastar a água. Tou tomando banho dentro do tanque...".

* esclarecimentos aos mais novos: O Luis que ele fala é Luis Fernandes, pai de Ivo Sapateiro; a Maria (minha tia) era conhecida, pelos mais velhos, como Maria de Rochaé ou Babá de Rochaé.

Comentários