RN: GREVE DOS PROFESSORES

Os servidores da rede estadual de ensino anunciaram nesta terça-feira (28) que estão em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria realizada pela manhã. O motivo para a paralisação é o descumprimento por parte do governo dos acordos firmados em 2013.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte) a greve foi deflagrada no primeiro dia do ano letivo de 2014 porque no ano passado, após outra paralisação, o governo firmou um acordo com a categoria e não cumpriu. Em agosto, reeditou o combinado, no entanto o sindicato afirma que até agora nada foi cumprido.


Na pauta da categoria constam as seguintes reivindicações: revisão do Plano de Carreira do Magistério; pagamento de uma Letra para os professores; redimensionamento do porte das escolas e gratificação dos diretores; modificação da portaria 731/2003; permanência da Letra quando da Promoção Vertical; mecanismo de Concessão de Licenças-prêmios; ajuste do déficit na correção salarial de 2013; complementação na base salarial dos funcionários da educação; e convocação dos concursados.

O sindicato acrescenta que as escolas da rede estadual continuam sucateadas e se deteriorando, o número de professores é insuficiente para a demanda, falta suporte pedagógico e os profissionais estão insatisfeitos com as péssimas condições de trabalho e com o descaso.


G1 RN
.

Comentários