PILOTO É O PRINCIPAL SUSPEITO DO DESAPARECIMENTO DO AVIÃO NA MALÁSIA


KUALA LUMPUR — A descoberta de uma rota de voo até uma remota ilha do Oceano Índico reforça, mais uma vez, a hipótese de que o piloto Zharie Shah seria o principal suspeito pelo desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines — que sumiu em março deste ano com 239 pessoas a bordo, a maioria chineses. Segundo o jornal britânico “Telegraph”, os investigadores encontraram a rota num simulador de voo apreendido na casa do piloto. E o achado fortaleceu a tese de que ele teria deliberadamente sequestrado o seu próprio avião.
Shah, de 53 anos, já esteve na lista dos suspeitos do desaparecimento, mas acabou sendo descartado das investigações pelo histórico de boa conduta e pelo perfil traçado por parentes e conhecidos. Detetives, porém, voltaram à casa do capitão em Kuala Lumpur e analisaram seu simulador de voo. O rastreamento revelou que Shah havia praticado o pouso de uma aeronave em uma pequena pista de aterrissagem de uma ilha sem nome no sul do Oceano Índico.

Informações obtidas com a empresa britânica de satélites Inmarsat já haviam indicado que o voo não caiu no Mar da China, na costa da Malásia, como se imaginou num primeiro momento, mas que tinha virado à esquerda e seguido em direção ao Índico. O movimento sugeriu que o voo havia sido desviado deliberadamente e não por erro técnico ou falha.

O levantamento de informações sobre os passageiros e os demais membros da tripulação acabou por descartar a hipótese de o avião ter sido sequestrado por um deles. Embora ainda não haja uma prova concreta ou definitiva de que o piloto foi, de fato, o autor do sequestro, nem sobre os motivos que o teriam levado a tanto, a descoberta reforça essa hipótese.

Os investigadores constataram também que a rota havia sido apagada do aparelho antes de 8 de março, data do desaparecimento do avião, como que numa tentativa de encobrir o treinamento. Três meses depois, o sumiço do MH370 segue como um dos maiores mistérios da história da aviação

FONTE: O GLOBO

Comentários