COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

A sentença do juiz Cícero Macedo foi um nocaute na baixaria apresentada no programa de Henrique. O magistrado não poupou adjetivos para desmentir o que foi dito por Henrique na TV e bater duro em quem ‘inventou’ de produzir o material.
PANCADA II
Cícero Macedo foi enérgico ao chamar a atenção do marketing: “Parece ter desaparecido das cabeças dos responsáveis pelos marketings dos candidatos toda noção de bom senso, de lucidez e, por que não, de responsabilidade”.
PANCADA III
O magistrado segue puxando a orelha dos marqueteiros: “Decerto, tais pessoas devem ser achar inimputáveis, pois tudo que fazem de irresponsabilidade fica por isso mesmo, já que quem responde pelas irresponsabilidades, depois, são os candidatos, e muitas vezes com multas pesadíssimas!”
RESPONSABILIDADE
Cícero Macedo aponta sua metralhadora certeira para os candidatos: “Não descarto, também, que haja responsabilidade dos candidatos na divulgação de certas propagandas, pois é difícil acreditar que não possam, também, administrar o próprio marketing de suas campanhas. Não custa lembrar que pode passar também na cabeça dos eleitores a ideia de que quem não consegue administrar o próprio nível de suas campanhas talvez não tenha condições de administrar o Estado”.
ESGOTO
Juiz Cícero Macedo lembra decisão do TSE esta semana: “Decidiu abolir a baixaria, as mentiras, as inverdades, nas propagandas eleitorais no rádio e na televisão, prestigiando o debate de idéias e propostas, que é o mínimo que os eleitores esperam dos seus candidatos, varrendo para o esgoto o lixo derramado através da propaganda e que só serve para desabonar e desconstruir a democracia, a cidadania e a honra das pessoas.
INVERDADE
O magistrado conclui: “Esta parece ser a melhor hora para abolir para sempre tais práticas. Pois o povo brasileiro e, particularmente, o honrado povo potiguar, não merecem tal desrespeito. No caso em apreço, é patente a inverdade contida na propaganda, que busca passar, com informações distorcidas, uma imagem negativa e maculadora da honra e imagem do candidato Robinson Faria”.
DECISÃO
A decisão do juiz Cícero Macedo reveste-se de grande importância pelo fato do magistrado abordar a responsabilidade do candidato, em cujo programa foi veiculado o vídeo mentiroso, puxar a orelha de marqueteiro que usa mentira como matéria-prima e também estabelecer sua indignação contra o esgoto da campanha no RN.
JUSTIFICATIVA
Há justificativa para o desespero de Henrique em relação à possibilidade de perder a eleição. Justificativa há; não quer dizer que seja aceitável. A justificativa para Henrique ter buscado o esgoto do marketing na última semana da eleição é o fato de que, após quase 50 anos de mandatos ininterruptos, poder ficar sem mandato, sem influência e sem prestígio político. Esse risco real tirou-lhe a lucidez, deixando-o vulnerável ao vale-tudo.
ACEITAÇÃO
O grande problema em relação a Henrique é o comparativo que a população faz com o início da campanha. Programas propositivos, história do candidato recontada sob uma ótica de glamour, luta pela democracia e sucesso. Última semana da campanha: Baixaria, mentira, invasão de privacidade. A comparação é inevitável e leva ao descrédito.
INDIGNIDADE
Do escritor e advogado Honório Medeiros: “Estamos no fim da corrida eleitoral. Apesar de minha posição firme em defesa dos meus candidatos, creio não ter perdido, em qualquer momento, o respeito por quem discorda de mim.
Entretanto, lamento, e lamento muito a sociedade dividida que a eleição vai deixar como legado. Lamento esse clima de ódio gratuito, típico de quem não compreende que tudo passa, e o tempo é implacável”.
INDIGNIDADE II
Honório conclui: “Lamento pelas amizades perdidas, as incompreensões, os desentendimentos. Culpo os líderes, sua ânsia de poder, sua incompreensão do verdadeiro papel de alguém que momentaneamente está à frente do caminho.
Nada vale uma indignidade. Às vezes uma derrota é tudo quanto precisamos para crescermos enquanto humanos”.

Comentários