JORNALISTA TÚLIO LEMOS ANALISA PESQUISA DA CERTUS

Divulgada ontem a primeira e única pesquisa do instituto Certus para o segundo turno no RN. Como não foi feita nenhuma outra pesquisa após o resultado do primeiro turno, não há parâmetro direto de comparação. Afinal, só há comparação com resultado do mesmo instituto.
Pesquisa Ibope, divulgada ontem, mostra que Robinson larga na frente no segundo turno da eleição para governador do Rio Grande do Norte, com 45% das intenções de voto. O candidato do PMDB, Henrique Alves, aparece com 38%. Nos no cômputo dos votos válidos, o vice-governador tem 54% contra 46% de Henrique.
RESULTADO
Porém, antes de avaliarmos o resultado apresentado pelo Certus, ficou claro, pelas manifestações, que os números animaram a coligação liderada por Henrique e acenderam o sinal de alerta no povo de Robinson. Afinal, a primeira comparação que se faz é com o resultado do Ibope, que deu 8 pontos de vantagem para Robinson. Certus deu 3% de maioria para o pai de Fábio. A comparação imediata não deixou de assustar.
NÚMEROS
Na verdade, o que se pode comparar é a atual pesquisa Certus com o resultado da eleição. No primeiro turno, Henrique obteve 47% dos votos válidos; Robinson foi votado por 42% dos eleitores. Na pesquisa divulgada ontem no Blog do BG, Robinson aparece com 51% e Henrique tem 48%.
COMPARAÇÃO
Na comparação com os números da eleição, Robinson saiu de 42% para 51%; Henrique saiu de 47% para 48%. Robinson cresceu 9 pontos e Henrique subiu apenas 1 ponto percentual. O Ibope havia apresentado 54% para Robinson e 46% para Henrique, levando em consideração apenas os votos válidos.
IBOPE
Quando saiu a pesquisa Ibope, o professor Mardone França, proprietário do instituto Certus, concedeu entrevista a este JH e comentou: “Resultado do Ibope deverá ser confirmado nas urnas com vitória de Robinson”.
CONFIRMAÇÃO
Mardone França disse ainda: “Havia uma tendência de crescimento de Robinson desde o primeiro turno, que o Ibope confirmou e agora está dando um resultado bem além da margem de erro. Temos nove dias de campanha, mas, a tendência é continuar e consolidar esse resultado. Minha opinião de pesquisador é que esse resultado deverá ser confirmado nas urnas, de acordo com as pesquisas, com a vitória de Robinson no segundo turno”.
TENDÊNCIA
Professor Mardone, proprietário da Certus, ainda acrescentou: “É uma situação difícil, podemos classificar, de reverter. Porque se tratam de tendências. Só algo de uma reação muito forte, um ou acontecimento muito relevante, pode reverter esse quadro. E também pelo pouco tempo, pouco mais de uma semana para a eleição. Então isso complica a situação de reversão. “A tendência que vinha se observando permaneceu e ultrapassou para o segundo turno. O Ibope confirma, com resultado bem fora da margem de erro. A se confirmar o prognóstico, se não houver nenhum fato novo que reverta essa tendência, teremos a vitória do candidato Robinson Faria”.
FATO
O que ficou esquisito na pesquisa Certus é que seu próprio diretor afirma não ter identificado fato novo capaz de reverter o quadro anterior, desenhado pela pesquisa Ibope. Fica a pergunta: Se não houve fato novo e Mardone considerava os números do Ibope fruto de uma tendência e a consolidação do quadro, o que teria havido para que a vantagem de Robinson, que no Ibope era de 8%, caísse para 3% na Certus?
REJEIÇÃO
Outro ponto abordado pela pesquisa Certus e que contraria o Ibope é a rejeição. No instituto nacional, a rejeição de Henrique beira os 50% e a de Robinson, chega aos 35%. No Certus, a rejeição de Henrique é de 35% e a de Robinson é 28%; números bem diferentes.
ERRO
As pesquisas foram e estão tão sendo usadas como arma de marketing e de convencimento do eleitor, que o ministro Garibaldi Filho desacreditou publicamente das pesquisas e criticou o Ibope por ter errado no primeiro turno. As palavras do pai de Waltinho foram no período da divulgação da pesquisa Ibope, que deu 8 pontos de vantagem para Robinson.
ACERTO
Bastou a pesquisa Certus ser divulgada com apenas 3 pontos de vantagem para Robinson, que o ministro Garibaldi Filho se animou com os números. Sua assessoria mandou texto para a imprensa, em que dizia: “Garibaldi comemora pesquisa e estimula engajamento na região Agreste. A hora de desempatar essa pesquisa está chegando”.

Comentários