CURIOSIDADE...

25 expressões potiguares que já morreram ou vão morrer em breve

Pinóia
Essa já morreu faz tempo. É (ou era) tipo “uma porra” só que mais educada.

Vogar
Valer, de “estar valendo”. Também está morta e enterrada.

Avia
Também já morreu há anos. É tipo um “agilize isso”! Avia que eu tenho coisa pra fazer!

Acunhar
Morreu faz tempo! Significa ir rápido. Diziam até assim: “acunha, acunha, acunha que eu tô com pressa!”

Acochar
Morreu faz tempo também! Hoje em dia é o “arroxar” ou o “sarrar”, que é ficar nos amassos advanced com alguém.

Abigobéu
Uma passagem rápida pela terra e se foi de vez. Significa doido. Eu acho que tem gente que nem conheceu alguém dizendo assim: “Sai daí, abigobéu!”

Arretado
Se não morreu ainda tá morrendo. É o mesmo que “irado”, “legal”.

Bizonho
Essa aqui já está só a caveira. Mesmo que bizarro, feio, tosco. “Vixe esse rapaz é um bizonho!”!

Bufento
Se não morreu tá quase. É um troço que perdeu a cor original.

Cacareco
Também tá na UTI se não já morreu. Significa coisa velha guardada. “Eu vou é jogar fora esses cacareco!”.

Caixa bozó
Acho que já morreu. Significa muito longe. Conhecido também como “caixa prego”.

Catoco
Morreu! Éra inchaço de pancada.

Dirmitir o pé
O mesmo que torcer o pé. Morreu há anos. Eu ouvi demais isso: “ontem eu tava jogando bola e dirmiti o pé”.

Doidinho(a)
Essa é velha, mas ainda sobrevive! É um menino ou uma menina. Tipo boysinho ou boysinha.

Vots
Expressão fortemente usada, “vots” durou muito tempo, fez hora extra na terra, mas já está morrendo. Significa surpresa, espanto.

Píula
Essa já morreu várias vezes mas ressuscita dos mortos sempre que pode. É uma interjeição maluca de espanto. Usam tipo assim: “Eita píula!”?

Goipada
Morta e enterrada. Significa cuspida das grandes. Usavam tipo: “tô gripado, pense numa goipada grande!”.

Intertido
Entretido, concentrado. Essa tá meio lá meio cá porque tem gente que usa por não saber a pronúncia certa.

Inhaca
Cheiro ruim, cheiro de abafado, “catinga”. Se não morreu ainda tá quase. Usavam assim: “esse carro tá com inhaca de suor”.

Jaburu
Faz teeeeempo, acho que morreu. Significa mulher feia e avantajada, a famosa “baranga”. Era usado assim “eu sei lá o que diabo esse jaburu quer comigo!”

Mangar
Quase morrendo. Significa zoar, cassoar, tirar uma onda com a cara de alguém.

Mói
Um bocado de alguma coisa ou de gente. Essa ja tá morrendo mas ainda é bem usada no interior. Usavam tipo assim: “Fui tomar banho agora e tinha um mói de cabelo seu no ralo”.

Bilora
Significa passar mal. Essa aqui sumiu de vez, mórreu! “A mulher teve uma bilora e foi hospitalizada”
Roncha
Essa ja está morrendo mas ainda anda resistindo por aí. É uma hematoma superficial de pancada.

Sinaleira
Pisca-alerta de carro. Não sei exatamente em que década essa expressão sumiu, mas morreu de vez.

Pois é, vamos dar adeus em breve de vez a muitas destas expressões aí… infelizmente o tempo de vida pra muitas delas terminou e pra outras está acabando.


Postada no facebook

Comentários