NO RIO GRANDE DO NORTE QUATRO PREFEITOS JÁ FORAM AFASTADOS POR CORRUPÇÃO

Por Allan Darlyson
Kerginaldo Pinto foi afastado e preso após operação do MPE (Foto: Gustavo Cristyan)
Kerginaldo Pinto foi afastado e preso após operação do MPE (Foto: Gustavo Cristyan)
O avanço das instituições tem proporcionado medidas até pouco tempo inusitadas no combate à corrupção. No Rio Grande do Norte, quatro prefeitos já foram afastados por corrupção, do ano passado pra cá. Três deles por operações do Ministério Público Estadual (MPE) e um por decisão da Câmara Municipal.
Umarizal
O primeiro deles foi o prefeito de Umarizal, Carlindson Onofre Pereira de Melo, no dia 29 de julho de 2015, durante a Operação Negociata. O afastamento foi pedido pelo MPE e acatado pelo Tribunal de Justiça (TJRN), devido ao envolvimento do ex-gestor em esquema de corrupção entre a Prefeitura e o banco Gerador S.A.
O esquema consistia na concessão de empréstimos consignados e financiamentos aos servidores ativos e inativos, pelo qual foram firmados 109 empréstimos na Prefeitura de Umarizal, em nomes de pessoas que não eram servidores, sendo liberado nas contas dos interessados o valor total de R$ 1.571.792,33, o que gerou um saldo devedor aproximado de R$ 2.043.625,34, atualizado até o ano de 2014.
Ielmo Marinho
O prefeito de Ielmo Marinho, Bruno Patriota (PSD), que foi alvo da operação “Resistência” do Ministério Público do RN, deflagrada no dia 18 de setembro do ano passado, é acusado de suborno, falsidade ideológica, concussão, corrupção ativa e peculato. Ele foi afastado do cargo por decisão judicial. Patriota também responde a processo do Ministério Público Federal (MPF) por improbidade administrativa.
Macau
O caso mais grave foi registrado no município de Macau. O prefeito Kerginaldo Pinto foi afastado do cargo e preso, após deflagrada a segunda etapa da Operação Maresia, pelo MPE, no dia 27 de novembro do ano passado.
A operação identificou um esquema de superfaturamento de contratos da Prefeitura, falsificação de documentos, coerção de testemunhas e ainda investiga outros supostos crimes, por parte do prefeito eleito em 2012. Além dele, o ex-prefeito Flávio Veras e vários secretários também foram presos.
Alexandria
O prefeito de Alexandria, Nei Rossato, foi cassado pela Câmara Municipal da cidade no dia 6 de janeiro deste ano, por oito votos a um. Os vereadores usaram como argumento para o impeachment os processos por improbidade administrativa aos quais Nei responde. O TJRN autorizou abertura de investigação sobre uma suposta empresa fantasma do prefeito para desviar dinheiro do Município.

PORTAL NO AR

Comentários