A ESQUERDA SE PREPARA PARA UMA EVENTUAL PRISÃO DE LULA

Ricardo Noblat
É possível, mas não é certo que o juiz Sérgio Moro condene Lula em algum dos processos a que ele responde e mande prendê-lo. Ele poderá apenas condená-lo, descartando por ora sua prisão.
Nesse caso, ficaria para o Tribunal Federal de Recursos da 4º região, em Porto Alegre, confirmar a condenação e decidir se Lula deverá ir para a cadeia ou não.
Por via das dúvidas, e numa manobra que visa impedir a prisão de Lula, o PT e seus aliados, começaram a promover atos públicos.
Cerca de 50 pessoas – mais de mil, segundo líderes de movimentos sociais – fizeram, ontem, uma vigília diante do prédio onde Lula mora, em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Cartazes contra a prisão foram afixados por militantes do Partido da Causa Operária em pontos de Brasília – entre eles, nas vizinhanças do Palácio do Planalto e em frente ao prédio da Superintendência da Polícia Federal.
Espera-se em breve a repetição de atos semelhantes um pouco por toda a parte. Não é provável que eles atraiam muita gente, pelo menos por enquanto. Mas servirão de teste para medir a reação popular à eventual condenação de Lula.
Cartazes contra a prisão (Foto: Evandro Éboli / O Globo)Cartazes contra a prisão (Foto: Evandro Éboli / O Globo)

Comentários